Elida Almeida - Txica [Download] - Ango Mais

Header Ads

">

Elida Almeida - Txica [Download]





Depois que surgiu com a música "Nta consigui" que emocionou Cabo Verde e o mundo, e do lançamento do primeiro álbum "Ora doci ora margos" que conta toda uma história de luta e conquista, com homenagens a nomes sonantes da nossa morna, funaná, finason, batuco, conselhos, saídos da nova voz "potente" de Cabo Verde, que lhe valeu primeiro o Prémio Revelação Cabo Verde Music Awards 2014 e Prémio Descoberta RFI 2015, Élida Almeida deixou transparecer que tem novidades na manga e que irá "arrebentar". Mas por enquanto, prefere deixar tudo no mistério.

Mas, a prova de que novidades poderão estar a chegar em breve aconteceu  no espaço da capital de Cabo Verde, XPTO, dias antes de Élida Almeida ingressar na sua tournée pela África, enquadrado no prémio que recebeu pela RFI. Sintonia que esteve no local do espectáculo aproveitou e gravou uma das actuações onde a artista canta uma das músicas que poderá vir a fazer parte deste mistério.
O espectáculo foi acompanhado, como é já previsível, pela sua fiel banda, comandada pelo capitão Hernani Almeida, multi instrumentista, músico, produtor, a baixista cabo-verdiana e compositora Nelly Cruz, e ainda os outros mucins de soncent Diego Gomes e Magikk Santiago.
Élida Almeida que saiu lá do interior de Santiago para os palcos do mundo e que já encantou Cabo Verde de norte a sul, miúdos e graúdos, para além de cantar as músicas do seu primeiro álbum lançado em Dezembro de 2015, num espectáculo que começou por ser intimista, surpreendeu o público ao interpretar "Txica, Sinhorita Francisca!", uma composição do jovem santiaguense Manu Reys.
A música tem a sua versão original, onde Manu Reis e Soraia cantam a música num ritmo mais lento. Hernani Almeida ouviu a música, gostou e transformou-a com um ritmo mais contagiante, deixando apenas alguns resquícios da versão orginal, e o público aprovou.
"Txica, Sinhorita Francisca!"
"Txica" conforme o compositor contou ao Sintonia, durante um momento de intervalo num workshop que acontecia no Café Palkus, Palácio Ildo Lobo, durante o Atlantic Music Expo, conta a história "dessas menininhas" de hoje em dia que tem "o rei na barriga", ou a "mania de grandeza", "iludidas" com o mundo que só querem saber de "se dar bem", "se acham superiores a outras pessoas" só querem saber do "glamour", sem saber de facto o que isso significa ou como trabalhar para conseguir isso sem ter o nariz empinado, mas que no fundo não sabem fazer umas tarefas simples de casa, não querem ajudar a mamã, o papá, os irmãos, nas tarefas domésticas.



Elida Almeida - Txica [Download]

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.